Um advogado contencioso é o profissional geralmente indicado para representar pessoas ou empresas envolvidas em disputas legais. Ele é especializado em litígios, ou seja, na resolução de problemas por meio de processos judiciais ou administrativos. Mas em quais situações a contratação de um advogado contencioso é recomendada? A G.Berti traz alguns exemplos a seguir.
O que é Direito Contencioso?
É o ramo dedicado a solucionar conflitos surgidos entre partes que estão com dificuldade em chegar a um acordo amigável e que precisam recorrer ao sistema judicial para encontrarem uma solução satisfatória. O direito contencioso pode envolver uma ampla gama de questões, incluindo disputas civis, como aquelas relacionadas a contratos, casos criminais onde uma pessoa é acusada, litígios trabalhistas que envolvem problemas entre empregadores e funcionários e disputas tributárias.
Em quais casos é necessário contar com um advogado contencioso?
Família e Sucessões
Questões que envolvam divórcios, pensão alimentícia, guarda dos filhos e disputas por herança geralmente requerem a presença de um advogado contencioso. Em casos assim estão envolvidas não só questões legais complexas, mas também emocionais que somente um advogado com essa experiência pode ajudar a gerenciar, seja por meio de acordos ou no tribunal.
Disputas Comerciais ou Contratuais
O advogado contencioso é frequentemente procurado por empresas que estejam enfrentando disputas contratuais com parceiros comerciais. Essas situações podem estar relacionadas ao descumprimento de cláusulas contratuais ou violações de acordos.
A presença de um advogado contencioso é importante nesses casos para ajudar na interpretação de contratos, representação jurídica da empresa e, se necessário, dar início às ações jurídicas que protejam os interesses da organização.
Leia também: Quebra de contrato: quais são as consequências jurídicas?
Questões Trabalhistas
Empregadores e seu funcionários podem se ver diante de divergências relacionadas a demissões injustificadas, assédio ou violações de direitos trabalhistas. Nesse sentido, um profissional poderá analisar a procedência dessa reclamação e orientar sobre os direitos e obrigações de ambas as partes, representando seu cliente em audiências ou tribunais trabalhistas.
Litígios Imobiliários
Uma das áreas que mais requerem a atuação de um advogado contencioso é a de litígios imobiliários. Questões como disputas sobre a posse de imóveis, violações de contrato de compra e venda ou conflitos envolvendo heranças e direitos de vizinhança, são comuns e esse profissional poderá facilitar a mediação de acordos ou representar juridicamente os seus clientes para garantir a proteção de seus direitos de propriedade.
Contratar um advogado contencioso é uma decisão inteligente, que pode fazer uma grande diferença no resultado de uma disputa legal. Caso você precise de orientação sobre qualquer um dos exemplos acima, procure um profissional de confiança que o ajude a proteger seus interesses e a alcançar a melhor resolução possível. Na G.Berti Advocacia contamos com uma equipe especializada neste ramo do direito, pronta para lhe auxiliar. Entre em contato conosco e saiba mais!