gestão jurídica

Como funciona a gestão jurídica?

Como em qualquer ofício e ambiente profissional, em um escritório de advocacia é preciso que os colaboradores estejam sempre atentos a melhorias contínuas em sua área de atuação, atendimento e ofereça diferenciais, indo muito além da resolução de processos e causas. Nesse contexto, a gestão jurídica contempla todos esses  aspectos envolvidos na rotina de um escritório. Vamos saber mais sobre esse tipo de gestão no conteúdo da Gberti Advogados.

 

O que é Gestão Jurídica?

É preciso ter em mente que um escritório de advogados não envolve somente processos e estratégias para vencerem causas. No geral, o espaço tem as mesmas demandas gerais que uma empresa de outros segmentos e para que tudo funcione de forma eficiente, é necessário que os gestores tenham isso claro em sua administração.

Vários bons profissionais além de advogados compõem um escritório, como recepcionistas, administradores, equipe de limpeza, de marketing, entre outros. E é a combinação de todas essas áreas que resultam em um ambiente profissional, organizado e que transmita credibilidade em sua área de atuação.

 

Mas como implementar a gestão jurídica?

Agora que você já sabe que a gestão jurídica é um trabalho feito a muitas mãos, é hora de implementá-la com eficiência.

 

Faça um planejamento

Antes de começar a executar as ideias que tenha em mente, é preciso colocá-las no papel, até para garantir sua eficácia e viabilidade. Para isso, o primeiro passo é ter acesso a todas as informações importantes sobre o escritório, partindo do momento atual e tods os seus desafios, até o ideal que se pretende atingir.

Em outras palavras, verifique todas as informações, das mais gerais à detalhadas como custos fixos e variáveis, folha de pagamento, número de colaboradores, atribuições de cada membro da equipe, clareza sobre o público-alvo e áreas de atuação para chegar a um número maior de clientes.  

Esse é o momento de um estudo minucioso que possibilite identificar falhas, correção nos processos, redução de custos, mudanças de estratégias e etc.

 

Processos seletivos e qualificação da equipe

O principal capital de uma empresa são as pessoas, e em um escritório de advocacia não é diferente.

Processos seletivos bem executados que garantam a escolha de bons profissionais não só pelo seu currículo, mas também por suas habilidades interpessoais e valores alinhados à cultura organizacional, garantem menos rotatividade e um ambiente e trabalho saudável.

Atendimento ao cliente

Garantir uma boa experiência ao cliente não é mais um diferencial, mas um requisito básico.

Além de buscar oferecer soluções modernas e atualizadas nos seus serviços, é preciso imprimir em sua comunicação algo que torne o escritório único, que o associe diretamente a algum diferencial exclusivo.

Aqui na Gberti Advogados sabemos que a gestão jurídica é um fator decisivo de sucesso e seguimos todos esses requisitos. Precisa de uma consultoria ou orientação jurídica? Entre já em contato conosco!