Quem trabalha em um escritório de advocacia sabe que a gestão jurídica para manter tudo na mais perfeita ordemé fundamental. Mas também existem formas mais tecnológicas capazes de facilitar a rotina do estabelecimento e os grandes escritórios já lançaram mão desta ferramenta: nós estamos falando dos softwares jurídicos. Você já ouviu falar? Saiba o que são e para que eles servem neste conteúdo da Gberti Advogados.
O que é um software jurídico?
É um programa projetado para atender aos mais diferentes perfis de profissionais da área jurídica, sejam escritórios de advocacia, trabalhadores autônomos ou departamentos jurídicos internos de empresas de outros segmentos.
Certas rotinas burocráticas não necessitam hoje mais de uma análise, interferência de um advogado ou assistente jurídico, elas podem ser feitas de forma automática por esses softwares jurídicos. É o caso de pesquisas e atualizações de andamento de processos na Justiça, gerenciamento financeiro, custos processuais, entre muitas outras demandas que antes eram feitas manualmente (o que aumentava a probabilidade de erros) ou exigiam a contratação de diversos outros sistemas que resolviam apenas parte das atividades, sendo pouco eficiente e demandando mais custos ao escritório.
Por que um software jurídico é vantajoso?
Imagine quantas horas um advogado acaba despendendo em rotinas que facilmente poderiamser executadas automaticamente? Quantas análises de processos, estudos de caso e outras providências que, necessariamente, depende da competência deste profissional acabam sendo adiadas em nome de burocracias operacionais?
Assim, ao optar por um software jurídico você aumenta a produtividade de sua equipe em demandas fundamentais. Entre as principais vantagens desse programa podemos destacar:
Cadastro de clientes com informações de registro e acesso
Todas as informações pertinentes àquele cliente estarão registradas em um único lugar, de forma prática e segura. Muitos softwares ainda permitem que os próprios clientes tenham a liberação de acesso a algumas áreas, facilitando a comunicação entre eles e o escritório.
Gerenciamento de processos
Consultar informações sobre processos pode ser algo trabalhoso e bastante demorado se feito manualmente. Mas ao utilizar o software jurídico, você otimiza essa verificação de forma automática.
Organização de documentos importantes
Os softwares jurídicos são ótimas soluções para arquivar documentos de processos com máxima segurança, pois utilizam tecnologias criptografadas, que protegem informações sigilosas.
Além de preservar a documentação, com essa tecnologia você não precisa mais contar com grandes arquivos físicos antigos que, além de causarem uma má impressão de desorganização, não são nada práticos nem eficientes.
Integra a equipe e facilita a comunicação
É possível saber quem é o responsável por determinado processo ou atividade e em qual status a demanda está. Isso facilita a comunicação entre os colaboradores e ajuda a ter uma visão mais ampla do funcionamento do escritório.
Viu como os softwares jurídicos oferecem diversas vantagens na rotina de um escritório de advocacia? Para continuar por das notícias desta área, acesse o site da Gberti Advogados.