tipos de aposentadoria

Tipos de aposentadoria: quais são oferecidas e como funciona cada uma?

Pensar cedo na aposentadoria é a melhor forma de garantir que a sua terceira idade seja tranquila. Mas você sabe quais são os principais tipos de aposentadoria existentes hoje no Brasil e qual é a mais indicada de acordo com sua realidade e objetivos? Conheça um pouco sobre cada uma delas nesse conteúdo da GBerti.

A aposentadoria é um benefício que o trabalhador recebe após o afastamento das suas atividades profissionais e após um tempo de contribuição. A concessão da aposentadoria leva em consideração uma série de fatores. Aqui no Brasil, a maior parte dos diferentes tipos de aposentadoria está ligada à Previdência Social. Por esse sistema, o trabalhador contribui mensalmente por meio da sua folha de pagamento. Isso vale tanto para profissionais que atuam com carteira assinada como os autônomos que fazem parte da categoria de Microempreendedor Individual (MEI). 

Agora vamos aos tipos de aposentadoria existentes atualmente. O primeiro deles é a aposentadoria por tempo de contribuição, que é o período em que foram feitas as contribuições mensais para o INSS. Hoje, após a Reforma Trabalhista, deve-se somar o tempo de contribuição e a idade para ter direito ao benefício. Para mulheres, a soma da idade e tempo de contribuição deve ser de 85 pontos e, para homens, deve ser 95 pontos.

Há ainda a aposentadoria especial por tempo de contribuição. Esse tipo de aposentadoria é restrito a trabalhadores que atuaram expostos a agentes nocivos à saúde. Esse período varia de 15 a 25 anos de contribuição, tudo depende dos agentes insalubres que podem ser químicos, físicos ou biológicos.

Também podemos citar a aposentadoria por invalidez. Ela é concedida quando o trabalhador não consegue mais exercer as suas atividades por causa de lesão ou doença. Mas para que o profissional consiga obter esse tipo de aposentadoria é necessário passar por uma avaliação médica que é feita pelo INSS.

Além desses tipos de aposentadorias que são atreladas ao governo, há ainda a aposentadoria privada. A sua principal função é complementar a renda do profissional que se aposentou. São vários os tipos de planos para o indivíduo escolher. Ela funciona assim: o trabalhador faz pagamentos regulares por um longo período e recebe o saldo mensalmente como renda ou faz um saque único.

Na aposentadoria privada uma operadora recolhe o dinheiro do trabalhador e o reinveste em ativos de renda fixa e/ou variável. Assim, os recursos rendem juros. Existem dois tipos mais comuns de previdência privada: os planos fechados ou fundos de pensão e os planos abertos. Os primeiros são oferecidos por empresas aos seus funcionários e por entidades de classe a profissionais associados.Enquanto os planos abertos são produtos oferecidos por instituições financeiras.

Quer saber mais sobre os tipos de aposentadoria que existem atualmente no Brasil e começar a planejar seu futuro? Entre em contato com a GBerti. Temos uma equipe de advogados especializada que vai te ajudar a construir o seu futuro e/ou resolver problemas que estejam ocorrendo nessa seara. Fale conosco!